Alan Moore aventurou-se, com Melinda Gebbie, em fazer crescer três meninas muito conhecidas por serem isso mesmo: meninas. Agora mulheres adultas todas se encontram num hotel austríaco na véspera da I Guerra Mundial. Rapidamente as três mulheres se aproximam e começam a partilhar experiências e os seus próprios corpos.
Querer alongar mais, ou elevar a outro plano que não este, seria estar a desvirtuar a obra em si. Digo-o porque estamos perante uma obra pornográfica. Aliás, uma obra assumidamente pornográfica, uma vez que assim foi classificada pelo seu autor (apesar da ressalva do mesmo para o facto que o que separa erotica de pornografia é... o rendimento do leitor). Assim sendo, perder muito tempo em análises exaustivas seria como colocar ao mesmo nível Sá Leão e Alfred Hitchcock.
Não é que o livro não se apresente, do ponto de vista estético, como uma obra agradável. O desenho é feito todo em tons de lápis de cera, imagens esbatidas, apresentando estruturas diferenciadas para cada narradora, e mantendo-se firme às oito páginas por capítulo. Também a organização destes procurou a sua inspiração nas obras que lhe dão origem, sendo os títulos de cada capítulo expressões da obra onde aparece a narradora principal desse capítulo.
Alan Moore começa muito bem, dotando de um fio narrativo que não nos obriga a conhecer as histórias por trás da história, mas à medida que procura enveredar cada vez mais rumo ao chocante, rumo ao explícito, acaba por se afastar cada vez mais do Jean Rollin que se vinha revelando e acaba por se tornar um Sá Leão. Felizmente, à medida que o conteúdo vai desaparecendo, as imagens ganham destaque, muito por culpa do trabalho de Melinda Gebbie.
No cômputo geral, o livro acaba por ter uma avaliação marginalmente positiva, uma vez que se trata de um livro de banda desenhada, onde a componente visual tem muita importância e consegue, neste caso, colar o caos que se tornou a história. Um pouco como um filme pornográfico...
Entrevista do autor à BBC, colocada no youtube.
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