Friday, January 20, 2012

Is Belief in God Good, Bad or Irrelevant - Greg Graffin e Preston Jones

 O título do livro é feito em tom de pergunta, mas quem entrar neste livro à espera de respostas arrisca-se a sair de lá desiludido. Essa incapacidade, ou falta de vontade, em dar respostas é um dos pontos fortes do livro. Greg Gaffin é vocalista da banda punk Bad Religion e tem um mestrado em geologia, um doutoramento em biologia e ateísmo militante e assumido. Preston Jones é doutorado e professor em história, cristão e apreciador de Bad Religion. Este livro dá-nos a correspondência entre ambos ao longo de um conjunto de anos, em que falaram das suas visões religiosas, de como estas se manifestam no seu dia a dia (o dia a dia dos Estados Unidos entenda-se). 

 Acima de tudo, este livro é uma visão moderna sobre o debate entre crentes e não-crentes e um apelo ao pensamento livre e sem amarras. Não é um livro que procure responder ao título. Essa resposta deve-a procurar o leitor.

 Findos os argumentos e testemunhos somos ainda confrontados com uma série de perguntas provocadoras, que complementam na perfeição o livro, podendo quase que torná-lo livro de leitura obrigatória em aulas de filosofia.

 Um óptimo início de ano de leituras.


No comments:

Post a Comment