Wednesday, June 30, 2010

Os lobos não usam coleira, Carlos Vale Ferraz


O filme "Os Imortais" é um dos filmes portugueses que mais me agradou. Desde que há cerca de seis anos que o vi que procuro incessantemente. Este ano a espera acabou. A leitura obviamente não esperou muito mais!

Conta a história de uma equipa de comandos da Guerra do Ultramar que por um acaso se cruzam com um inspector da judiciária poucas semanas antes da reforma deste último. Escrito num tom de investigação policial, deriva por vezes para algumas impressões do inspector Malarranha sobre a guerra e a justiça dos que por lá ficam contra os que de lá voltaram, uma vez que também a família dele se encontra marcada por essa guerra. De uma forma bastante leve acaba por ser uma visita guiada ao Portugal da primeira metade dos anos 80.

Quanto à escrita parece estar ali um bocadinho perto de um José Cardoso Pires, mas as personagens perdem em profundidade para este. Quando comparadas com o filme, parece-me que algumas ficam a ganhar, mas torna-se difícil de dar ao Inspector Malarranha uma profundidade maior do que Nicolau Breyner colocou na sua interpretação.

É uma leitura muito agradável, que toca em várias feridas do Portugal pós-colonial e em vésperas de se abrir à Europa, que não sendo um clássico, é uma boa obra.

No comments:

Post a Comment